4 dicas de como conseguir os documentos no Brasil para a Cidadania Italiana

Você precisa reunir os documentos da sua sua família mas a única certidão que você conhece é aquela amarelada que sua mãe guardou do seu nascimento? Não se desespere pois esse artigo foi feito para você! Confira as nossas 4 dicas de como conseguir os documentos no Brasil para a Cidadania Italiana.

 

1 – Faça a sua Árvore Genealógica

 

A primeira coisa a fazer para conseguir seus documentos é a sua Árvore Genealógica, nela você vai reunir todas as informações de forma organizada.

O jeito mais fácil de encontrar as informações dos seus antepassados é conversando com seus familiares.

Se nenhum familiar puder te ajudar  não se desespere, você pode solicitar a sua certidão de nascimento em inteiro teor no cartório e nela provavelmente vai constar dados dos seus pais e avós, assim você pode solicitar as certidões dos seus pais e assim sucessivamente até chegar na certidão do seu antenato Italiano.

Leia Aqui nosso artigo de Como fazer a sua Árvore Genealógica

2 – Faça uma lista com os dados dos cartórios

 

Agora que você já virou um detetive de família e montou sua Árvore Genealógica com local e data dos Nascimentos, Casamentos e Óbitos dos seus antepassados, fica claro em quais cartórios você deve solicitar estas certidões.

Você pode fazer uma planilha no Excel ou em Algum pedaço de papel com os telefones, e-mails e até os endereços caso seja necessário ir presencialmente em algum cartório.

Você pode encontrar cartórios com o endereço de e-mail desatualizado na internet, então procure no google “Cartório de Resgistro Civil (Nome da Cidade)” e anote os telefones, ligue nos cartórios e confirme o e-mail de contato.

 

3 – Peça a Certidão Negativa

 

Pode acontecer do cartório não encontrar o documento que você procura e neste caso você deve pedir uma Certidão Negativa.

Esta Certidão Negativa é um documento por escrito emitido pelo oficial do cartório informando que aquele registro que você precisa não se encontra naquele estabelecimento.

As vezes pode acontecer uma mágica aqui, para emitir a Negativa o oficial vai fazer uma busca mais detalhada nos registros e misteriosamente acaba encontrando a sua certidão.

 

4 –  Planeje-se

 

É muito comum que as pessoas comecem a solicitar as certidões nos cartórios pouco tempo antes de apresentar os documentos no consulado ou de viajar para a Itália. O problema é que lidar com os cartórios nem sempre é uma tarefa fácil.

Nem todos eles são eficientes e alguns demoram muito tempo para te responder. Infelizmente em todos os lugares podem existir pessoas em um dia ruim ou totalmente desmotivadas. Isso pode fazer com que você fique enroscado nesta parte do processo mais tempo que o esperado.

Só depois que você tiver todas as suas certidões em mãos vai ser possível saber se é necessário fazer alguma retificação, o que significa dinheiro e tempo extra.

Com certeza você não vai querer que nada atrase seu processo e fará tudo oque estiver ao seu alcance para evitar isso não é mesmo? Então se antecipe e planeje tirar no mínimo duas certidões por mês, assim você evitará muito stress e dor de cabeça

Eai ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: