Como fazer sua árvore genealógica para a cidadania italiana

Quando descobrimos sobre a Cidadania Italiana é comum passar horas na internet atrás de informações e ficar cada vez mais perdido, não saber por onde começar. Se você está vivendo essa situação ou não tem ideia do que seja uma Árvore Genealógica, esse artigo foi pensado pra você.

A Importância da Árvore Genealógica

Quando falamos de Cidadania Italiana a primeira coisa que você deve fazer é construir a árvore genealógica da sua linha de transmissão ao direito de cidadania.

Quando você coloca todas as informações dos seus antepassados em um único lugar de forma organizada e visual, os próximos passos ficam mais claros.

Baixe Aqui dois Modelos de Árvore Genealógica em PDF para você imprimir e Preencher

Meu Antenato é Meu Bisavô
Meu Antenato é Meu Trisavô

 

Converse com seus familiares

A forma mais fácil de construir a sua árvore genealógica é falando com seus familiares.

Converse com aqueles que eram mais próximos dos seus antepassados, geralmente vão ser seus parentes mais velhos como o vô e a vó, converse também com seus pais, tios e tias e se possível também os tios avós.

Esse pode ser um momento muito especial pois ouvir a história dos nossos antepassados faz com que a gente se aproxime mais de nossa família.

As informações principais desta árvore genealógica são os locais e datas dos Nascimentos, Casamentos e Óbitos de toda a sua linha de transmissão.

Anote tudo o que for relevante, tente saber em quais cidades seus antepassados viveram, onde tiveram seus filhos e as datas, mesmo que aproximadas.

Essas informações vão ser primordiais para reunir os seus documentos para processo de Cidadania. Aliás Você já viu nossas 4 DICAS DE COMO CONSEGUIR OS DOCUMENTOS NO BRASIL PARA A CIDADANIA ITALIANA?

 

Quando nenhum familiar pode te ajudar

Se nenhum familiar puder te ajudar não se desespere, comece montando sua árvore de trás pra frente.
Consiga a sua certidão de nascimento em inteiro teor no cartório, nela vai constar dados dos seus pais e avós.
Solicite a certidão do seu genitor que transmite o direito à cidadania e nela vai constar informações dos seus avós e bisavós. Desse modo você pode solicitar as certidões dos seus avós e sucessivamente até chegar na certidão do seu antenato italiano.

 

E você,  teve dificuldades para dar os primeiros passos em direção ao seu reconhecimento?

Então conta pra gente  como foi sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: